Unidade Vila Mariana (11) 2275-2516/2276-2835

Unidade Moema (11) 2738-1700/2738-1900

Blog

17 jul

Como se comportar no novo normal?

por nossacasa

Com o início da flexibilização da quarentena, o novo normal vem ganhando forças, conquistando seu espaço e tem sido lembrado no atual dia a dia para proteger a população da pandemia.

Ajudando a manter os novos hábitos sempre frescos e em mente, a premissa “melhor prevenir do que remediar” certamente está em alta e continuará valendo.

Porém, por mais que a expectativa seja que todos respeitem as recomendações, tomando os devidos cuidados ao sair e readaptar suas rotinas, vamos nos deparar com diversos tipos de comportamento.

Como se comportar no novo normal?

Mesmo as medidas de prevenção ainda sendo extremamente necessárias, encontraremos pessoas que acreditam que tudo já está bem, que não há com o que se preocupar ou que não existe um novo normal e tudo se encontra como antigamente.

E nestes casos, é necessário ter jogo de cintura para tratar tudo com calma, educação e firmeza, continuar seguindo firme as orientações e aproveitar a liberdade com responsabilidade.

A seguir, separamos algumas dicas importantes para encarar o novo normal de forma consciente. Veja!

Máscaras de presente

Atualmente, o uso da máscara é obrigatório — e ainda será por bastante tempo.

Lembre-se de ter sempre uma extra contigo, e, caso você encontre alguém que não esteja usando, ofereça-a de presente!

Abraço camarada

Com a saudade acumulada, o abraço logo será a reação mais esperada pelas pessoas ao se cumprimentarem.

Mas, se você não se sente confortável e seguro(a) para abraçar as pessoas, não tenha medo de recuar!

Dar um pulinho para trás, agradecer sorrindo e mostrar ao outro que “ainda não” está tudo bem! O toque com os cotovelos ou dos pés continua valendo!

Dois ou um no elevador

Ambiente fechados, como os elevadores, podem gerar pequenas aglomerações quando cheio.

Se você não se sentir bem ou confiante para entrar no elevador com mais pessoa, também não tem problema! Tranquilamente diga que você prefere esperar o próximo e entrar na próxima viagem.

Na hipótese contrária, de você estar no elevador e acontecer de alguém querer entrar, mantenha a calma! Afinal, no seu novo normal você segue com as precauções necessárias e está junto de sua máscara e álcool em gel, certo?

Temos visitas!

Em todos os locais, as visitas voltarão a ser mais frequentes.

Se você receber convidados e gostaria que eles tomassem alguns cuidados, como deixar os sapatos do lado de fora, utilizar propés, passar álcool em gel antes de entrar, entre outros, avise-os com antecedência.

E caso você seja o visitante, pergunte ao anfitrião se há alguma preferência!

Comportamentos do novo normal

Seguindo essas dicas e adotando outras simples atitudes, podemos zelar por nós e pelo próximo, mesmo que os comportamentos a respeito do novo normal sejam diferentes.

Afinal, a regra número 1 é se cuidar!

Maíla C. D’addìo – Formada em Rádio e Televisão pela Universidade FMU
Radialista DRT 0034310/SP