Unidade Vila Mariana (11) 2275-2516/2276-2835

Unidade Moema (11) 2738-1700/2738-1900

Blog

30 out

Sorrir faz bem para saúde! Confira 5 efeitos comprovados

por nossacasa

Sorrir

É bem provável que você já tenha ouvido falar que “sorrir é o melhor remédio”. O que talvez você não saiba é que, de fato, essa afirmação é uma verdade e sorrir faz bem para saúde comprovadamente.

Diversos estudos pelo mundo têm associado o sorriso a alguns benefícios para o nosso corpo e para a mente. Então, aproveite para conhecer a seguir algumas das principais razões para investir no bom humor no seu dia a dia!

  1. Aumento da atividade do organismo

Um estudo da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), apontou que sorrir conseguia impactar na produção e atividade das células conhecidas como NK (ou natural killers), que seriam as responsáveis pelo combate de alguns prejuízos ao organismo — como a destruição de vírus, tumores etc.

Isso quer dizer que o riso é capaz de aumentar a atividade do organismo no sentido de proteger a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso corpo. Por isso, o ato de rir diariamente é considerado uma terapia tanto para prevenir doenças como para tratá-las.

  1. Redução do estresse cotidiano

Outra questão apontada pelo estudo da Universidade de Loma Linda foi o nível de cortisol entre dois grupos de pessoas, sendo que um deles convivia silenciosamente e o outro era exposto a uma série de vídeos divertidos.

O resultado foi que o cortisol (o hormônio relacionado ao estresse) era realmente menor no grupo bem-humorado. Ou seja, apostar em maneiras de deixar o dia mais leve e divertido é capaz de afastar o estresse e a tensão acumulados.

E o melhor de tudo é que esse benefício se multiplica, já que sabemos que o estresse pode causar complicações como depressão, ataques cardíacos, obesidade, entre outras. Logo, tudo isso pode ser evitado com a redução do estresse cotidiano.

  1. Favorecimento da circulação sanguínea

Em relação ao sistema cardiovascular os mais sorridentes e felizes também estão em vantagem. De acordo com pesquisas da Universidade de Maryland (EUA), rir protege o coração e reduz as chances de infartos, tromboses e outros problemas desse tipo.

Isso acontece porque quando uma pessoa sorri, o corpo tende a diminuir a pressão arterial e facilitar o fluxo de sangue — o que facilita as funções cardíacas e mantém a oxigenação. Já o estresse é capaz de piorar esse processo e ainda comprometer o endotélio (membrana que reveste e protege os vasos sanguíneos).

  1. Fortalecimento do sistema imunológico e do bem-estar

Outro efeito comprovado de que sorrir faz bem para saúde é a liberação de hormônios como a serotonina e endorfina, que estão ligados às sensações de prazer e felicidade.

Esses hormônios atuam tanto no nosso corpo como na nossa mente. Por isso é que a sensação de bem-estar é quase que uma reação automática de quando estamos felizes e sorrindo.

Ao contrário, quando sentimos raiva ou estamos estressados o organismo libera substâncias (estradiol e adrenalina, por exemplo) que enfraquecem o sistema imunológico ao dificultar a ação das nossas células de defesa — o que aumenta o risco de doenças e outras disfunções.

Pensando por esse lado, mesmo quando as coisas não vão tão bem é melhor manter o alto astral, concorda? Além de deixar a nossa imunidade mais forte, sentimentos como autoconfiança e autoestima são essenciais para nossa saúde mental e para manter uma boa qualidade de vida.

  1. Melhora da digestão e ajuda no emagrecimento

Você sabia que quando rimos diversos músculos são trabalhados, inclusive alguns que estão localizados na região abdominal? Como consequência, é como se esses movimentos fizessem uma espécie de massagem no sistema gastrointestinal e facilitassem o processo digestivo.

Além de ter a digestão facilitada, rir também gasta calorias. No fim das contas, você pode estar se divertindo e ainda ajudando o seu corpo a funcionar melhor, eliminar toxinas e emagrecer um pouco.

Enfim, é bom reconhecer a importância do sorriso e que manter o bom humor é realmente capaz de gerar efeitos positivos. Logo, vale a pena investir em atividades que proporcionem isso para a sua saúde, como encontrar seus amigos com mais frequência.

Fonte: Compass