Unidade Vila Mariana (11) 2275-2516/2276-2835

Unidade Moema (11) 2738-1700/2738-1900

Blog

24 dez

6 dicas para começar 2019 com a vida organizada e alcançar seus objetivos

por nossacasa

Todo ano é a mesma coisa: chega dezembro e, além de olhar para trás e checar quais pretensões de Ano Novo foram atingidas, criamos uma nova lista com metas e objetivos para o ano que chega.

Para muitos – muitos mesmo! – a análise de fim de ano pode não ser tão empolgante quanto o planejamento, afinal, nem sempre conseguimos cumprir todas as promessas.

Mas calma! Esta é uma cena do passado. Se você colocar em prática estas atitudes que listamos aqui, certamente chegará no final de 2019 com muito mais vitórias do que imaginou.

Como criar e cumprir metas de Ano Novo

Estabeleça 3 conquistas

Pare um segundinho, feche os olhos e pense em três conquistas que você quer alcançar até o fim de 2019. A primeira, bem fácil e palpável. Segunda, intermediária, uma que você sabe que exige esforços, mas pode conseguir. Por fim, a terceira mais ousada e distante.

Depois de colocar as três no papel, defina o caminho para chegar até todas elas. Por exemplo, para comprar uma bolsa nova é preciso economizar um mês não indo a restaurantes caros. Para pagar uma viagem são necessários seis meses deixando de gastar com supérfluos. Já para comprar um carro é essencial renegociar as pendências, reduzir alguns gastos fixos por um ano e pesquisar as melhores opções de financiamento.

Lembre-se de anotar as metas e, ainda mais importante, definir todos os passos que precisam ser dados mês a mês para atingi-las. Ter tudo visível e dividido em períodos de tempo torna a execução mais fácil.

Organize a vida financeira

Ter as contas organizadas é fundamental para atingir suas conquistas. Reúna em uma planilha todos os seus gastos fixos e as prestações, assim você sabe exatamente quanto o seu mês começa custando. Pedir crédito pessoal pode ser uma boa saída para quitar pendências e pagar apenas uma parcela fixa mensal.

Coloque tudo na ponta do lápis

Se as suas metas precisam estar no papel, suas despesas também. Crie uma planilha e anote tudo que você gastar, do cafezinho na hora do almoço ao sapato novo. Essa é a melhor forma de enxergar para onde seu dinheiro está indo e assim cortar gastos supérfluos. Você pode se surpreender ao perceber que de “troco em troco” dá para economizar muito.

Viva sempre um andar abaixo

Essa é uma dica fundamental para nunca mais entrar no vermelho e ter uma reserva de emergência. Viver um andar abaixo significa gastar menos do que você recebe. Depois de organizar suas pendências financeiras, olhe para o seu dinheiro e viva como se só tivesse 80% ou 90% dele. Os seus gastos precisam estar dentro deste intervalo. Os 10% ou 20% restantes vão direto para uma conta separada, melhor ainda se for algum tipo de investimento. O segredo para não cair em tentação é fazer a transferência assim que o dinheiro cair na conta.

Crie metas pessoais mensais

A sensação de dever cumprido é combustível para seguir cumprindo os passos estipulados, mas não é apenas de conquistas materiais que uma pessoa se estimula. Por isso, escolha um desejo individual para realizar por mês. Pode ser visitar um parente querido mais distante, ler um livro que há tempos está parado na prateleira, reencontrar amigos da faculdade ou até começar um novo curso, nem que seja à distância, pela internet. Sentir que sua vida está em movimento e que você conquista coisas novas pouco a pouco é motivante.

Aprenda coisas novas

Pode ser um exercício mental ou físico, um hobby ou qualquer outro aprendizado. Mas exercitar o cérebro – ou o corpo – movimenta sua energia de renovação, essencial para que as metas mais longas sejam também alcançadas.

Fonte: Vix